05/02/2014 - 09:48:00
Gastronomia> Azeites > Indicação
| | |
Azeite, alimento essencial da alimentação mediterrânea não por acaso!
|
| | Azeite espanhol L’Oli Ferrer também em Bag In Box de 3 litros |
Meninas e meninos,
Continuando a falar de azeite de olivas, assim no plural, como ensinou sempre meu mestre, querido amigo e “padrinho” Silvio Lancellotti, recebi das mãos da linda mamãe de primeira viagem Yolanda Ferrer, export manager da Catavinis, que também exporta vinhos e cavas, uma amostra deste azeite, varietal de Arbequina, para provar.
Provei, e adorei, talvez por se tratar de um produto ecológico, assim descrito por eles, seu sabor é diferenciado.
Já provei outros azeites com a variedade Arbequina, mas este me parece mais direto em suas sensações organolépticas, tanto olfativas como gustativas.
Como por inúmeras vezes escrevi, o azeite de olivas é um alimento funcional, aportando vitaminas lipossolúveis A, D, K e E, ótimo antioxidante, ajuda os sistemas circulatório, digestivo, endócrino e ósseo, além de ajudar na tonicidade da pele, devido aos ácidos graxos poli-insaturados linoleico e linóico, se assemelhando ao leite materno, por isso também os benefícios ósseos já sabiam?
Um alimento essencial na alimentação mediterrânea, diz o Conselho Oleícola Internacional-COI, que recentemente promoveu entre nós um concurso, motivo de um
texto meu.
Não se preocupem com a cor mais ou menos esverdeada, pois isto é devido à variedade e também o grau de madurês dos frutos. Quanto à acidez, para ser Extra Virgem, deverá estar dentro do parâmetro máximo de 0,8 e o L’Olio Ferrer tem menos que 0,2(a acidez somente é detectada em laboratório, não se sente).
O azeite se apresentou muito aromático, com olfato herbáceo gostoso, alguma especiaria e fruta fresca como maçã verde e casca de abacaxi( aquele aroma adocicado que vem junto à pectina da casca). Em boca confirma o frutado, lembra mesmo o comer azeitonas verdes em conserva, alguma fruta adocicada fica no retro olfato, que é longo, algo picante muito suave.
Com sempre faço alquimias, usei-o em uma salada de peras e iogurte natural, além de usa-lo na cocção e pós preparo de uma salada fria de feijões brancos e lulas, com pedacinhos de tomates crus e muita ervas como salsinha e cebolinha cruas.
Este prato usei-o para harmonizar com um vinho de Sauvignon Gris.
Quanto à embalagem da foto, o BAG de 3 litros é fantástico para uso em cozinhas industriais e restaurantes, pois não expõe o azeite à oxidação do abre e fecha a tampa, além de proteger melhor contra o calor e luz sabidamente existente nestes ambientes.
Espero que a Yolanda possa encontra logo um importador deste belo azeite, quem sabe a própria Grand Cru que já trás os produtos da Castellroig.
Catavins:
www.catavins.net
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão